As instituições que manifestarem interesse em participar do projeto designarão um profissional para ser o responsável pelo recolhimento dos explantes no seu centro cirúrgico, pelo processamento e pelo envio do material explantado para o CNAEx. Serão analisados no âmbito do projeto os componentes explantados de próteses de quadril e prótese de joelho de pacientes com idade superior a 18 anos e que tenham apresentado falhas relacionadas com qualquer causa, inclusive infecção. Não serão analisados os explantes danificados durante a sua retirada e aqueles provenientes de pacientes que não concordem em assinar o TCLE.
Os protocolos para a retirada e a análise de explantes do CNAEx foram elaborados de acordo com as normas técnicas ISO 12891-2 (Implantes para cirurgia – Remoção e análise de implantes cirúrgicos – Parte 2: Análise de implantes cirúrgicos removidos); ABNT NBR ISO 15223-1 Produtos para saúde – Símbolos a serem utilizados em rótulos, rotulagem e informações a serem fornecidas de produtos para saúde. Parte 1: Requisitos Gerais; ABNT NBR ISO 14971 Produtos para saúde – Aplicação de gerenciamento de risco a produtos para a saúde; e ASTM F561-19 Standard Practice for Retrieval and Analysis of Medical Devices, and Associated Tissues and Fluids.
O aumento da coleta de explantes com a inserção de novas instituições hospitalares como Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, permitiu um incremento no número de componentes analisados, o que no futuro levará a ter dados consistentes sobre os processos de degradação e falha de próteses, e sua relação com a qualidade dos produtos comercializados e utilizados no Brasil.
48 3721-8159
contato@cnaex.ufsc.br
CNAEx